Snapchat para empresas: 5 dicas valiosas para seu negócio ter SUCESSO

Redes Sociais | Nenhum comentário

Você sabia que mais de 100 milhões de pessoas usam todos os dias o Snapchat? Isso porque, no aplicativo você pode acompanhar histórias dos seus amigos, eventos de todo o mundo e conteúdos rápidos das mais diversas fontes. Os Snapchatters, como carinhosamente são chamadas as pessoas que usam o aplicativo (inclusive eu), assistem mais de 10 bilhões de vídeos por dia.

Segundo a Gazeta do Povo, o Snapchat é considerado uma das startups mais valorizadas do Vale do Silício. Em 2013, recusou uma oferta de US$ 3 bilhões do Facebook e em maio de 2015, foi avaliado em US$ 16 bilhões.

Esses números são incríveis! E agora eu quero saber: a sua empresa está no Snapchat?

Você sabe o que é o Snapchat?

O Snapchat é uma das redes sociais que está em alta. Segundo uma pesquisa do próprio aplicativo, em um dia ele atinge 41% dos jovens entre 18 a 34 anos nos Estados Unidos. Isso porque, é uma rede social diferenciada.

Vou explicar direitinho o por quê:

No Snapchat as pessoas compartilham fotos e vídeos, como em qualquer outra rede social, mas no “Snap” (como é chamado pelos usuários) esse conteúdo tem um tempo de duração dentro do aplicativo.

Quando um usuário posta um conteúdo, ele fica disponível para visualização por 24 horas. Depois desse período, o conteúdo é deletado. Isso também acontece com as mensagens privadas trocadas entre os usuários. Depois de visualizadas, elas são deletadas. Talvez, esse seja o grande atrativo para as pessoas (especialmente os jovens).

Como o conteúdo é excluído, as pessoas se sentem mais à vontade em expor os momentos do seu dia a dia. Sejam eles super relevantes, como: avisar os amigos sobre uma gravidez ou um noivado. Como também momentos mais simples, por exemplo: filmar o cachorro correndo pela casa, tirar uma foto do livro que está lendo ou até mesmo mostrar o que cozinhou para o almoço.

Também é possível conversar por um chat com seus amigos. Diferente de outras redes, no Snapchat não é possível criar grupos de amigos para conversar. São conversas individuais, que como as imagens e vídeos também vão sendo apagadas assim que são lidas.

5 dicas valiosas para seu negócio ter SUCESSO

Há algumas semanas, escrevemos o post Snapchat: A rede social que veio para ficar. Nele, contamos sobre o aplicativo e também sobre como algumas empresas estão usando para estar em contato com os seus fãs e agregar mais valor em seu negócio. Se você quiser saber como o Snapchat funciona na prática, confira esse texto.

Se você quer criar uma conta no Snapchat, você tem que pensar em alguns pontos: esta rede social é relevante para o meu público? Será que meus clientes estão nessa rede? Pois é comum as empresas criarem perfis nas redes sociais e abandonar com o passar do tempo. Por isso, vale a pena entender melhor seu público antes de criar uma conta.

Agora, vou revelar as minhas 5 dicas mais valiosas de como tornar a sua empresa mais relevante no Snapchat. Vamos lá:


1. Seja relevante para o seu público

Snapchatters assistem mais de 10 bilhões de vídeos por dia. E, no meio de tudo isso, seu conteúdo precisa ser relevante. Concorda comigo?

Os seus clientes precisam sempre estar interessados em suas publicações, assim vão gerar mais engajamento com a sua marca.

Gravar os bastidores da sua empresa, contar histórias sobre sua marca, seus clientes, o dia a dia do seu negócio, coisas que as pessoas não veem em outros lugares e informações divertidas, geram muita interação no Snapchat. Já que é uma rede social mais pessoal e de entretenimento.

Meu conselho é que você estude os seus clientes, descubra o que eles gostam e o eles querem saber sobre o seu negócio. Então, você vai entender o conteúdo que eles querem assistir e entregar para eles pelo Snapchat 😉

Um exemplo legal, são para as marcas de roupas que podem mostrar os bastidores dos ensaios fotográficos, como na imagem abaixo:

snapchat-fashionbrands-camilaporto

2. Use e abuse do chat

O chat é uma ferramenta de interação muito poderosa. Utilize ele para conversar com seus clientes e estar mais próximo. Essa aproximação é fundamental para fidelizar clientes e não ser “esquecido”.

Você pode receber sugestões de postagens, estimular seus seguidores a responderem o que você publica e até mesmo receber elogios, sugestões ou críticas. Você também pode receber pedidos pelo Snapchat, responder dúvidas sobre produtos e assim por diante.

O legal é que você sempre responda o que as pessoas enviam, porque se elas interagiram com a sua marca, é porque esperam ser respondidas #ficaadica 😉

 3. Promova seu perfil em suas outras mídias sociais

Para conquistar seguidores, você precisa divulgar o perfil do Snapchat. Seus clientes precisam saber que sua marca está lá.

A dica é que você divulgue o seu nome de usuário ou o snapcode, que é um código de identificação do seu “snap” (como uma carteira de identidade), em outras mídias sociais. Como, por exemplo, na sua fan page do Facebook, Twitter ou Instagram.

A Chilli Beans, por exemplo, divulga o snapcode na imagem do perfil da fan page:

foto

4. Faça concursos e promoções

Já que o Snapchat é uma rede social de entretenimento, os concursos e promoções são muito bem-vindos 🙂

Se você tem clientes no Snapchat, quer dizer que eles admiram a sua marca e, provavelmente, irão adorar ganhar brindes dela.

Você precisa usar a sua criatividade para criar essas promoções, algumas dicas são: premiar ou dar descontos para quem fizer uma foto ou um desenho criativo sobre a sua marca, presentear quem tirar printscreen de determinada publicação e levar essa imagem até a sua loja.

Em caso de concursos de imagens, lembre que você tem o recurso do chat para entrar em contato com os vencedores e também pode tirar printscreen das publicações feitas por eles.

 5. Anuncie no Snapchat

Quer anunciar no Snapchat? O segredo para o sucesso é: seja criativo.

O Snapchat é um aplicativo de entretenimento. As pessoas usam ele para se divertir, conversar com seus amigos, saber o que eles estão fazendo e publicar sobre o dia a dia.

Em seus anúncios, você precisa entrar neste clima de brincadeira e descontração.

Existem 3 tipos de anúncios no Snapchat:

Anúncios em vídeo: são anúncios de até 10 segundos, que preenchem a tela inteira. Nesta opção, você pode usar um recurso de “ver mais” onde, ao arrastar a tela para cima, o cliente pode descobrir um conteúdo que estava “escondido ” em outra tela. Podendo ser uma versão mais longa do vídeo, chamada para instalação de aplicativos e mais.

Anúncios de geolocalização: nesse caso, o seu anúncio é em formato de filtro e você escolhe um lugar físico onde quer que ele seja ativado. Quando as pessoas visitam esse local e começam a usar o Snapchat, o filtro aparece para ela.

Ela então, poderá tirar fotos usando o seu filtro e publicar para seus amigos.

Por exemplo: se você é dono de um restaurante, pode criar um anúncio de geolocalização para ser ativado quando as pessoas visitarem o seu restaurante. Ao usar o filtro e publicar, essas pessoas acabam divulgando aos amigos que está em seu restaurante. Esse tipo de publicidade é muito efetivo, levando em consideração que normalmente buscamos a recomendação dos nossos amigos para conhecer algum novo lugar.

Anúncios em filtros dinâmicos: esses anúncios são os mais divertidos. Neles, as pessoas podem interagir de uma maneira muito dinâmica com o seu anúncio.

Isso porque, alguns filtros incluem avisos como “levantar as sobrancelhas” ou “abrir a boca” que,  quando usados, desencadeiam animações bem divertidas. Tudo é um ótimo ingrediente para você que quer dar um toque diferenciado à experiência do cliente com a sua marca.

Em média, Snapchatters ficam em torno de 20 segundos em um filtro dinâmico. Um tempo significativo, levando em consideração que é um aplicativo de conteúdo mais rápido. Para saber mais sobre os anúncios no Snapchat, clique aqui.

snapchat-discover


Vamos criar um Snapchat para o seu negócio?

Para você que quer entender mais na prática sobre o aplicativo e criar uma conta para a sua empresa,  fiz um passo a passo. Olha só:

Passo 1: Baixar o aplicativo e se cadastrar

Para baixar o aplicativo, é só você acessar a Apple Store (iOS) ou a Play Store (Android). Com o Snapchat instalado, você faz o seu cadastro com e-mail e senha da sua empresa.

Pronto, agora a sua empresa já possui uma conta no Snapchat!

Tudo-sobre-o-Snapchat-3

Passo 2: Fazer uma foto ou um vídeo

Quando você abre o aplicativo, já cai direto na tela de fazer a sua imagem. Então, você só precisa apertar a bolinha da tela 1 vez para tirar uma foto ou manter ela pressionada para gravar um vídeo.

snapchat


Passo 3: Enviar a imagem ou vídeo

Basicamente, existem 2 maneiras de enviar as suas imagens e vídeos pelo Snapchat:

  1. Você pode publicar sua imagem ou vídeo publicamente:
    Quando você publica uma imagem ou um vídeo na “Minha História”, todas as pessoas que você já adicionou como “amigo” podem ver a sua publicação. Ela fica por 24 horas disponível para todos e depois é apagada.
  2. Você pode compartilhar sua imagem ou vídeo com pessoas selecionadas por você:
    Essa segunda opção é usada quando você quer enviar sua imagem ou vídeo para um ou mais amigos específicos, mas quer que somente eles vejam. É uma mensagem direta.
    Então, quando você faz a sua imagem, você pode selecionar amigo por amigo para enviar e eles poderão ver o seu post somente por até 2 vezes.


 

 


Para as duas opções, você pode escolher a quantidade de segundos que quer deixar para que as pessoas visualizem a sua publicação. O máximo é 10 segundos para foto e vídeo 🙂

É importante também lembrar de dois pontos:

  • Todos os snaps que você fizer, podem ser salvos somente por você;
  • Caso você tire um printscreen de alguma foto, vídeo ou mensagem que um amigo tenha enviado, seu amigo será avisado pelo Snapchat. Então, se você não quer que o aplicativo “entregue você”, não tire printscreens.

Adicione a Camila Porto no Snap:

snap-camila


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