Stars of Science: um reality show de engenheiros, no Oriente Médio

Empreendedorismo | Nenhum comentário

Qual a imagem você tem quando se fala em Oriente Médio? Provavelmente, guerras, destruição, revoluções, burcas, petróleo e poucas oportunidades veem à sua cabeça. Pelo menos estes são alguns dos termos que me ajudariam a definir esta região do planeta.

Mas, lendo a matéria “Cradle of Invention” (Berço da Invenção, em tradução livre), na edição de fevereiro da Wired, percebi o quanto minha visão de mundo, especialmente o Árabe, é equivocada. A matéria fala sobre um reality show no Oriente Médio. Até aí sem muitas novidades, entretanto, os personagens do programa, engenheiros, fazem tudo mudar.

Estrelas da Ciência

O reality show se chama Stars of Science e, ao longo da temporada, jovens de países como Síria, Egito, Kuwait, Líbano, Tunísia e demais regiões que vivem intensos conflitos, dividem uma rotina de criação, testes, mentoria, avaliações e discussões políticas.

O objetivo do reality é acompanhar a rotina desses engenheiros enquanto estes desenvolvem e aprimoram suas invenções. Mohammed Al-Chaari, da Tunísia, por exemplo, é o criador do PowerWave, uma forma de recarregar, via wireless, robôs responsáveis pela inspeção de dutos de petróleo.

Haytham Dsouki, do Egito, vencedor da última temporada, desenvolveu o Vivifi, uma forma de tornar qualquer superfície interativa e touchscreen. O que esses dois jovens estão desenvolvendo é sensacional!

Além deles, dezenas de outras ideias sensacionais são apresentadas, avaliadas pelos jurados do programa e levados a público, que escolherá o vencedor por votos via telefone. O vencedor recebe um aporte para desenvolver seu produto. Muitos episódios estão disponíveis no canal Star Of Science no YouTube.

Confira no vídeo a seguir como o programa funciona:

httpv://www.youtube.com/watch?v=DtKrS1HThSk

Elas também estão lá!

O mais legal disso tudo, é que o programa já abriu as inscrições para a 4º temporada. Além disso, as mulheres, que historicamente são reprimidas no cenário árabe, também concorrem e mostram suas habilidades. Hind Hobeika, do Líbano, por exemplo, está desenvolvendo óculos de natação que controla e exibe os batimentos cardíacos de quem o utiliza.

Já Maha Al Amro, da Arábia Saudita, está concorrendo com um colete que contém um ar condicionado portátil, para trabalhadores do Sol do deserto. Além de ambas, Jinan Al Shehab do Kuwait, está desenvolvendo uma pulseira para medição de glicose sem necessidade de furos. O mais impressionante de todos esses casos, é que a maioria dos concorrentes está na faixa dos 24 a 30 anos!

A revolução, em tudo

Como dito acima, minha visão do universo árabe tinha como horizonte aquele adjetivos. Sempre soube que nem todos os países árabes são devastados, mas realmente me espantou saber o nível de preocupação e valorização da engenharia e empreendedorismo neste universo.

Enquanto no Brasil temos reality shows no máximo, medianos como o Aprendiz, sem contar o Big Brother e Mulheres Ricas, eles, apesar de todas as dificuldades, dão uma enorme lição.  Se você quiser saber mais sobre o Stars of Science, não deixe curtir a fan page do programa e acompanhar tudo pelo YouTube.

Via Wired

Tags:
  • empreendedorismo
  • engenharia
  • reality show
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.