Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Facebook | 4 Comentários

Você tem dúvidas quando vai criar anúncios? Qual é o melhor público para usar, qual é o melhor objetivo, se você investe mais no Instagram ou no Facebook… A solução para todas essas dúvidas está aqui: Teste A/B no Facebook.

Testar diferentes versões do seu anúncio pode te ajudar a aprimorar campanhas futuras. Com ele, você pode comparar os grupos de anúncios, analisar quais deles tiveram mais resultado e implementar em sua estratégia em sua próximas campanhas.

Para te auxiliar a usar esse recurso, vamos te dar algumas dicas. Vamos lá?

Você sabe o que é um Teste A/B no Facebook?

O Teste A/B é uma das estratégias mais eficientes do marketing digital. Muitas empresas usam esse tipo de teste para tomar decisões importantes para o seu negócio.

No Facebook, você pode usar o Teste A/B para fazer análises comparativas de dados, dispositivos, públicos e outros tipos de resultados que você precise para tomar uma decisão.

Ele é ideal para ser usado em qualquer tipo de negócio e você vai receber todos os dados ao final do teste direto no seu e-mail.

Imagine que você vai lançar um novo produto no mercado, uma linha de roupa fitness, e está com uma grande dúvida entre qual público-alvo atingir com seus anúncios.

O primeiro público é de mulheres com uma certa idade e que gostam de praticar boxe. Já o segundo público, também é de mulheres da mesma faixa etária, mas que gostam de praticar jiu jitsu.

Os dois públicos podem comprar o seu produto, mas você quer ser mais assertivo e atingir a segmentação que vai ficar mais interessada na sua nova linha de roupas.

O teste A/B vai ajudar você a chegar em uma resposta.

Você pode descobrir que apenas quem gosta de boxe curtiu as suas roupas, e as mulheres que fazem jiu jitsu nem chegaram a clicar no seu anúncio. E o melhor, você terá essa resposta com dados reais e consolidados.

Basicamente, com um teste A/B você tem a resposta de qual é o melhor caminho para seguir: onde você deve investir o seu dinheiro, investir o tempo da sua equipe e também onde você vai ter mais sucesso.

O que você precisa saber sobre o Teste A/B no Facebook

Para começar um teste A/B no Facebook, você precisa seguir algumas regras e também entender melhor como ele funciona.

VARIÁVEIS DE TESTE

Cada conjunto de anúncios testado tem uma diferença distinta, chamada variável. O Facebook duplicará os anúncios e mudará somente a variável que você escolher.

Para conseguir os resultados mais precisos do teste A/B, você poderá testar somente uma variável de cada vez. Por exemplo, se você testar dois públicos diferentes entre si, não poderá testar também duas otimizações de veiculação simultaneamente, porque não seria possível saber com certeza qual alteração alteraria o desempenho.

As variáveis disponíveis para Teste A/B do Facebook, são:

  • Público-alvo
  • Otimização e veiculação
  • Posicionamentos
  • Criativo
  • Conjuntos de produtos

DIVISÃO DO PÚBLICO

O teste A/B divide o público em grupos aleatórios e não sobrepostos.

Essa distribuição aleatória ajuda a garantir que o teste seja realizado de form justa, pois outros fatores não vão distorcer os resultados da comparação dos grupos. Garante também que cada conjunto de anúncios terá as mesmas chances no leilão.

OBJETIVO DO ANÚNCIO

Os testes A/B do Facebook são compatíveis com os seguintes objetivos comerciais:

  • Tráfego
  • Instalações do aplicativo
  • Geração de cadastros
  • Conversões
  • Visualizações do vídeo
  • Vendas do catálogo
  • Alcance
  • Envolvimento

Se o objetivo de sua campanha de anúncio for qualquer outro que não se encaixe entre os citados acima,não será possível criar o teste.

QUANTIDADE DE ANÚNCIOS

Outra regra essencial é sobre a quantidade de anúncios.

Quando você vai fazer um teste A/B, é muito importante saber que quanto menos anúncios comparados, melhor. Pois a intenção é comparar o resultado de um com o outro.

Se for necessária a criação de mais anúncios, você pode criar outros testes e ir afunilando os resultados até chegar em um anúncio campeão.

No Teste A/B do Facebook é possível fazer testes com dois ou até três anúncios dentro de uma única campanha. Isso significa que você pode criar um Teste A/B ou um Teste A/B/C.

TEMPO DE TESTE

Qualquer teste exige um mínimo de tempo para ser realizado, não é mesmo?

No Facebook também funciona assim.

O recomendado pelo Facebook é que a sua campanha de teste dure no mínimo 3 dias e no máximo 14 dias. E o motivo para isso é que menos de 3 dias, você pode não ter dados suficientes para saber qual anúncio teve melhor desempenho.

E mais de 14 dias é desnecessário porque dentro desse período você já consegue saber qual anúncio foi melhor, e consegue aplicar toda a verba disponível para sua campanha em um anúncio que realmente trouxe mais resultados para você.

Neste link, você encontra mais informações sobre como funciona o Teste A/B no Facebook.

Como criar um Teste A/B no Facebook

Para você começar a criar o seu Teste A/B no Facebook, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 1

O primeiro passo é escolher qual será o seu objetivo de anúncio.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Passo 2

Para fazer anúncios de teste A/B no Facebook você precisa marcar o quadrado que aparece na imagem abaixo.

Depois, crie o nome da sua campanha e clique em “Continuar”.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Passo 3

Agora, você vai começar a definir todas as configurações da sua campanha.

As configurações vão mudar de acordo com o objetivo de anúncio que você escolheu.

Nesta tela é possível acompanhar um resumo do teste na lateral direita da página e escolher a variável do seu anúncio.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Essa variável significa o que realmente você vai testar, por exemplo: se você quer saber qual público é o melhor para o seu anúncio, você pode escolher a variável público-alvo.

Hoje o Facebook possui 4 variáveis: criativo, otimização de veiculação, público e posicionamento. Cada uma delas possui configurações diferentes.

Criativo:

Se você tem dúvidas sobre o criativo do seu anúncio, como por exemplo: qual imagem usar ou qual formato de anúncio traz mais resultado, você pode selecionar essa variável.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Otimização de Veiculação:

Você pode usar esse tipo de variável para testar diferentes tipos de otimização em uma campanha.

Por exemplo:

Digamos que você tem um vídeo que obteve muito alcance e engajamento, tanto na quantidade de cliques quanto nas visualizações. Se você quiser testar se ele é melhor para ser assistido ou para gerar conversão, você pode escolher testar as duas otimizações: Visualizações de Vídeo e Conversão.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Público-alvo:

Caso você tenha públicos diferentes para o seu negócio ou esteja em dúvida com a segmentação que pensa em investir, fazer um teste com dois ou até três públicos diferentes pode te ajudar.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Posicionamento:

Em posicionamento, você pode personalizar as redes sociais e os dispositivos que você quer que seus anúncios apareçam.

Por exemplo:

Você pode escolher comparar entre Facebook e Instagram. Ou somente Facebook em tablet ou computador, e fazer as combinações necessárias para entender em qual lugar você consegue atingir mais pessoas de maneira efetiva.

Teste A/B no Facebook: descubra qual anúncio traz mais resultado para o seu negócio

Passo 4

Por fim, você vai escolher o orçamento e definir o período que a sua campanha vai ficar no ar.

Então, você pode clicar em continuar, escolher as imagens e textos do seu anúncio e finalizar as configurações do teste!

O que fazer depois do Teste A/B?

Depois que passar o período do seu teste, o Facebook vai notificar você e no seu e-mail vão chegar todos os dados com os resultados do seu teste.

Então, você poderá ver quais anúncios tiveram:

  • Maior engajamento;
  • Maior desempenho no objetivo que você escolheu;
  • Melhor custo-benefício, ou seja, gostou menos e teve um resultado melhor que o outro anúncio;
  • E outros dados muito legais.

E com todos esses dados nas mãos, você vai saber qual estratégia de anúncio funciona ou não funciona para o seu negócio. Podendo então, investir seu tempo e o seu dinheiro em anúncios que realmente vão trazer resultados para o seu negócio. Show, né?

CONTINUE NO BLOG

Você já teve a sua conta de anúncios bloqueada ou anúncios reprovados no Facebook? Se sim, você pode estar cometendo algum erro na hora de anunciar. Se não, fique atento a essas dicas para que isso não aconteça com você. Saiba mais:

Facebook Ads: os 3 erros fatais que podem bloquear sua conta de anúncios

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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4 Comentários

  1. Tenho um produto (imobiliário) com dois públicos possíveis (investidor e morador). Criei dois públicos com segmentações específicas, mas eles têm forte sobreposição em relação à localização/faixa etária, principalmente. A ideia era fazer duas campanhas diferentes (argumentos comerciais distintos), mas receio que a sobreposição vá atrapalhar a brincadeira. O A/B só permite testar públicos (no conjunto) com somente UM anúncio, certo? Tem alguma sugestão pra mim? :o)

    1. Oi, Andre.

      Isso mesmo, o A/B permite você testar 1 anúncio com 2 públicos diferentes.
      Eu sugiro que você faça o teste mesmo assim. Pois testes sempre são válidos quando o assunto é anúncio no Facebook.

      Outra sugestão é criar anúncios diferentes e mudar o criativo de acordo com o público. Por exemplo:
      Deixar claro no criativo para o “morador” algo como: Compre o Imóvel dos seus Sonhos, e para o investidor: Invista na região X.

      O que você acha?

      #equipecamilaporto

  2. Tenho um produto (imobiliário) com dois públicos possíveis (investidor e morador). Criei dois públicos com segmentações específicas, mas eles têm forte sobreposição em relação à localização/faixa etária, principalmente. A ideia era fazer duas campanhas diferentes (argumentos comerciais distintos), mas receio que a sobreposição vá atrapalhar a brincadeira. O A/B só permite testar públicos (no conjunto) com somente UM anúncio, certo? Tem alguma sugestão pra mim? :o)

    1. Oi, Andre.

      Isso mesmo, o A/B permite você testar 1 anúncio com 2 públicos diferentes.
      Eu sugiro que você faça o teste mesmo assim. Pois testes sempre são válidos quando o assunto é anúncio no Facebook.

      Outra sugestão é criar anúncios diferentes e mudar o criativo de acordo com o público. Por exemplo:
      Deixar claro no criativo para o “morador” algo como: Compre o Imóvel dos seus Sonhos, e para o investidor: Invista na região X.

      O que você acha?

      #equipecamilaporto

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