Os 10 melhores: bancos de imagens grátis (atualizado)

Facebook, Instagram | 122 Comentários

Você não pode sair pegando imagens por aí. Por isso ter um banco de imagem grátis vai te ajudar muito. Selecionamos os melhores bancos de imagens free.

Quem administra um negócio no Facebook ou no Instagram, está sempre precisando inovar nas imagens que publica. Agora, você não pode sair pegando imagens por aí. Por isso os bancos de imagens grátis são seus aliados.

Os bancos de imagens free são lugares incríveis para suprir a falta de um banco de imagem pago, que nem sempre são acessíveis para quem está começando um negócio. É sobre eles que vamos falar hoje.

Saiba mais: Top banco de vídeos gratuitos para criar projetos incríveis

A importância dos bancos de imagens

Você sabe que hoje em dia um conteúdo bem produzido na Internet é muito importante para a imagem de uma marca. A frase “Conteúdo é Rei” nunca fez tanto sentido, já que com a quantidade de informações que temos no mundo digital está cada vez mais difícil se destacar. Textos interessantes e imagens e vídeos de alta qualidade são essenciais para quem quer investir no marketing digital, crescer e ter destaque na Internet.

Mas, nem sempre é fácil fazer imagens para sua página, ainda mais quando não tem um profissional de design ou publicidade para ajudar. Também muitas vezes não há verba extra para comprar o direito autoral de imagens. É aí que um banco de imagem grátis vai te ajudar.

O perigo de baixar imagens no Google

Muitas pessoas costumam buscar imagens no Google para publicar nas redes sociais de suas empresas e isso pode trazer tantos problemas que elas nem imaginam. No Google, você não consegue saber se uma imagem é livre de direitos autorais, o que pode dar bastante dor de cabeça caso ela seja protegida pela lei.

Outro ponto importante, é que as imagens geralmente não estão com uma boa qualidade e isso pode prejudicar a imagem da sua marca perante o mercado. Para todos esses casos, os bancos de imagens gratuitas são essenciais! Porém, não é comum termos bancos de imagens brasileiros, o que é uma pena. 

Então vamos lá. Aqui está a lista com os melhores bancos de imagens gratuitos que você pode usar. São sites de fotos e outros recursos que vão te ajudar a deixar seus conteúdos mais bonitos e atrativos.

Saiba mais: TOP 10 bancos para encontrar imagens com fundo transparente

Os 10 melhores bancos de imagens

1. RawPixel

Para quem procura uma grande quantidade de fotos com alta qualidade, o banco de imagens RawPixel é uma grande dica. O site conta com uma comunidade de fotógrafos profissionais em todo o mundo e dispensa cadastro no momento de baixar suas imagens.

Para quem quer uma gama maior de imagens à disposição, algumas sessões possuem fotos que precisam ser compradas. Mas, a princípio a maioria das imagens são gratuitas.

2. Free Images

Com mais de 350 mil fotos e imagens, é um acervo de imagens que está crescendo cada dia mais, principalmente devido a facilidade de acesso no site. No Free Images, é fácil encontrar o que você procura, todas as imagens são separadas por categorias e também você pode buscar imagens pela “palavra-chave” do que você está precisando.

As imagens desse site podem ser utilizadas para fins comerciais, recreativos ou artísticos. Se o seu objetivo for outro, talvez seja melhor você procurar outro banco de imagens para não se complicar. Para começar a baixar as imagens, você só precisa fazer um cadastro no site 😉

3. Free Pik

O Free Pik é bastante prático e já conta com mais de um milhão e meio de imagens e fotografias gratuitas. Além de fotografias, conta com vetores grátis para quem quer se aventurar em programas gráficos como o Illustrator da Adobe, por exemplo. Ao clicar em uma imagem, você consegue ter acesso ao tipo de licença e a procedência da imagem. Então, é só baixar a imagem que deseja! 

bancos de imagens gratis

4. MorgueFile

Com um design limpo e prático, o MorgueFile é um dos bancos de imagens com ótima qualidade e, o melhor, gratuitas! Nesse site, você pode escolher as suas imagens favoritas de vários estilos diferentes e fazer o download delas sem cadastro. Também possui um campo de busca para facilitar a sua pesquisa pela imagem perfeita.

5. Pixabay

No Pixabay você vai encontrar imagens, mais um dos bancos de imagens grátis que selecionamos, vetores, ilustrações e vídeos gratuitos que você pode usar aonde quiser e da maneira que desejar, livre de direitos autorais. São mais de 680 mil imagens em alta qualidade que você pode procurar por: categoria, tamanho, cor e até orientação da página (vertical ou horizontal).

6. RGBStock

O banco de imagens foi criado por fotógrafos e ilustradores, tem uma grande quantidade de fotos de alta resolução. É possível você buscar as imagens por “palavras-chave” e também por categorias. Para baixar imagens gratuitamente, é necessário que você faça um cadastro rápido 😉

7. Flickr

O Flickr é a mais tradicional comunidade de fotógrafos da atualidade. Mas, você sabia que vários fotógrafos compartilham seus trabalhos gratuitamente? Então, o Flickr pode sim se tornar um banco de imagens poderoso para você!

Basta você fazer uma Busca Avançada com um filtro para encontrar apenas trabalhos com a licença Creative Commons. Acesse aqui para fazer a busca avançada! Lembre de sempre buscar apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons!

8. Dreamstime

O Dreamstime possui uma galeria com mais de 9 milhões de fotografias!  É um dos banco de imagens free com maior número de acessos diários. A grande maioria de suas imagens são gratuitas, mas você também pode encontrar imagens que precisam ser pagas. É possível encontrar imagens perfeitas pelo buscador e também pelas categorias do site. Conheça um pouco do banco de imagens:

9. Free Digital Photos

É um site com galerias de imagens totalmente livres de direitos autorais e categorizadas com vários temas diferentes. Grande parte das imagens é produzida por fotógrafos, ilustradores e designers. Por isso, as imagens são de alta qualidade e o banco de imagens free é ótimo.

10. Freerangestock

Para baixar imagens do Freerangestock, você precisa fazer um cadastro no site. A vantagem desse banco de imagens, é que a quantidade de imagens para baixar é ilimitada, ou seja, você pode baixar quantas imagens quiser. Para quem gosta de agilidade para encontrar imagens , é um site bem organizado com um sistema de buscas bastante eficiente.

BÔNUS 1: Pexels

Achei interessante trazer alguns bancos de imagens como bônus para você! Sim, existem ainda mais opções incríveis para baixar imagens sem gastar nada. Uma delas é o Pexels, um banco de fotos free que não requer cadastro para usar. As imagens são lindas, em alta resolução, perfeitas para edição.

bancos de imagens free

Bônus 2: Unsplash

Mais uma banco de imagens com fotos incríveis e gratuitas para você usar em seu site ou em postagens no Facebook. O legal do Unsplash é que você encontra muitas fotografias de natureza. Isso é bacana se você for montar posts com frases motivacionais, por exemplo.

Bônus 3: Stock Up

Mais um site que não requer cadastro para ser usado gratuitamente. Ele funciona como um buscador: você pesquisa o termo desejado e o Stock Up traz o resultado de milhares de bancos de imagens. Existe uma infinidade de imagens lindas e profissionais para usar.

Outros bancos grátis de vídeos e músicas

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje sobre bancos de imagens! Quer ter acesso a vídeos gratuitos também?

Confira nosso top bancos de vídeos gratuitos que você baixa conteúdos com requintes profissionais para usar em seus projetos sem gastar nada! Para enriquecer ainda mais sua experiência, confira também um top banco de músicas gratuitas para baixar e usar em seus projetos.

Agora, é só aproveitar as dicas e usar só imagens com alta qualidade no seu negócio para chamar a atenção de muitas pessoas 😉

Ter um banco de imagens grátis é muito importante para profissionais que usam as redes sociais. Outras 10 ferramentas importantes para quem usa as redes sociais, e principalmente o Instagram eu coloquei no post:

Saiba mais: FERRAMENTAS QUE PROFISSIONAIS USAM NO INSTAGRAM

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta clicar abaixo.

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

122 Comentários

    1. Oi, Fernanda
      Qual foi o problema ao baixar as imagens?
      Nós mesmo usamos esses sites e não temos problemas para fazer o download.
      Um abraço, #EquipeCP

  1. Todas as vezes que procuro por banco de imagens sempre me lembro desse seu artigo Camila. Aqui em nossa pequena agência de criação de sites, a Só Sites DaHora usamos muito os bancos que você recomenda. E sempre recomendamos esse artigo para nosso clientes também. Muito Obrigado. Só te ajudado.

  2. Olá Camila Porto
    É muito legal conhecer bancos de imagens que podemos usar para ilustrar posts de nossos blogs.
    Ainda que não coloquemos tantas imagens em cada post por causa do peso delas nas páginas.
    Porém, as imagens ajudam os leitores a compreender o texto.
    Muito obrigado por suas dicas de imagens grátis.

  3. Nossa que legal, lendo comentários descobri que já é equipe CP! Que chique, parabéns. Estou iniciando com mkt digital, e investir em tudo que precisa ser pago é um desfio… Sei que tem como obter imagens gratuitas, mas realmente o interesse dos sites é monetizar o produto deles. Acho que o negócio é sair da teoria rápido para conseguir pagar os custos da “materia prima” rsrsrs

    1. Oi, Fernando.
      Todos os sites disponibilizados possuem imagens gratuitas. Basta você fazer a pesquisa do que busca e se selecionar as imagens gratuitas.
      Abraços, #EquipeCP

    1. Oi Eroteide,
      Sabemos das limitações do bancos gratuitos, porém eles são uma ótima alternativa para quem está começando ou que ainda não possui recursos para usar as imagens pagas.
      Abraço, #EquipeCP

  4. Preciosas suas informações. Estou precisando fazer dowload de fotos gratis porque, meu trabalho no facebook é também gratuito, e não visa nenhum lucro, mas apenas em benefício comum. Mesmo começando a pouco tempo tem tido boa aceitação, pelas informações contidas. Tenho a esperança de poder ajudar muita gente e é o único objetivo.

  5. Não existe utilização e veiculação de imagens ou qualquer conteúdo audiovisual free.
    Ja ouviram falar em Direito Autoral? Licença de Uso? Direito do fotógrafo e fotografado? Processos por uso indevido?

    1. Oi, Jô
      Os sites que indicamos trabalham com conteúdos que tem licença de uso liberada. Você pode verificar a política de cada um deles.
      Um abraço, #EquipeCP

  6. Parabéns pelo artigo, são muitas opções para qualquer site ou blog começar a trabalhar de imediato, agora qual seria a edição que o Google exige em uma imagem para o artigo, tamanho e os outros detalhes?

    1. Olá!
      Não sei se entendi sua pergunta. Mas acredito que o Google não faz exigências quanto a tamanho de imagens, pois isso depende do layout do seu site.
      Um abraço, #EquipeCP

    1. Oi, Jair
      Todos esses links são para bancos de imagens free. Dentro deles você até tem a opção de planos pagos, mas no geral eles são gratuito.
      Verifique se você não clicou em algum anuncio ou algo assim.
      Um abraço, #EquipeCP

  7. Olá Camila, tudo bom? Gostei bastante dos bancos apresentados, mas tem um que gosto e uso bastante principalmente para imagens destacadas do blog que é o Burst do Shopify. Dá uma olhada depois, já faz muito sucesso lá fora e parece já haver a versão brasileira,

    Abraços

  8. Bom noite! Amei sua página e encontrei o que estava procurando, Certamente irá ajudar no meu negócio de marketing digital. Sou pesquisador
    Já adquiri o curso da Camila Porto e recomendo para todos que possuem um negócio físico ou online e tenham o desejo de melhor seu marketing no facebook, aumentando o número de vendas dos seus produtos ou serviços.

  9. Bom noite! Amei sua página e encontrei o que estava procurando, Certamente irá ajudar no meu negócio de marketing digital. Sou pesquisador
    Já adquiri o curso da Camila Porto e recomendo para todos que possuem um negócio físico ou online e tenham o desejo de melhor seu marketing no facebook, aumentando o número de vendas dos seus produtos ou serviços.

    1. Que bom que conseguiu encontrar as imagens que precisava, Juliana!

      Continue visitando o blog que sempre temos novidades!

      Um abraço,

      #EquipeCamilaPorto

    1. Que bom que conseguiu encontrar as imagens que precisava, Juliana!

      Continue visitando o blog que sempre temos novidades!

      Um abraço,

      #EquipeCamilaPorto

  10. Primeiramente, obrigada pelo artigo, vai me ajudar bastante.
    Só fiquei com uma dúvida sobre o Free Images, no qual a pessoa que escreveu o artigo disse que as imagens só podem ser usadas para fins comerciais, recreativos ou artísticos… quais outros fins poderiam existir? Muito obrigada

    1. Oi, Anna.

      O site divulga dessa forma, pois há pessoas que podem usar as imagens de má-fé.
      Por exemplo: em publicações à favor de algo que ofenda pessoas.

      #equipecamilaporto

      1. Ah, sim, não tinha nem sequer pensado nisso. Aproveitando que eu estou incomodando, posso tirar mais uma dúvida? Quero usar uma imagem como capa de um ebook que estou escrevendo e está escrito isso na parte de licenças:
        “You are free:
        to Share — to copy, distribute and transmit the work
        to Remix — to adapt the work

        Under the following conditions:
        Attribution. You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor (but not in any way that suggests that they endorse you or your use of the work).
        •For any reuse or distribution, you must make clear to others the license terms of this work. The best way to do this is with a link to this web page.
        •Any of the above conditions can be waived if you get permission from the copyright holder.
        •Nothing in this license impairs or restricts the author’s moral rights.”
        Na segunda:
        Eu poderia usar sem problemas, dizendo apenas quem é o fotógrafo? Mesmo que apareça o rosto da pessoa? Ou tenho que tentar entrar em contato antes?
        Muito obrigada e desculpa por todo o trabalho

        1. Oi, Anna.

          O melhor sempre é pedir a autorização de imagem.
          Se você pegar imagens de bancos de imagens, não é necessário, pois elas já vem autorizadas.
          Porém, você deve cumprir os termos que cada banco de imagens têm.

          Para tirar a sua dúvida com 100% de certeza, sugiro que entre em contato com o suporte do banco de imagens que está usando. Eles podem esclarecer sua dúvida!

          Grande abraço.
          #equipecamilaporto

  11. Primeiramente, obrigada pelo artigo, vai me ajudar bastante.
    Só fiquei com uma dúvida sobre o Free Images, no qual a pessoa que escreveu o artigo disse que as imagens só podem ser usadas para fins comerciais, recreativos ou artísticos… quais outros fins poderiam existir? Muito obrigada

    1. Oi, Anna.

      O site divulga dessa forma, pois há pessoas que podem usar as imagens de má-fé.
      Por exemplo: em publicações à favor de algo que ofenda pessoas.

      #equipecamilaporto

      1. Ah, sim, não tinha nem sequer pensado nisso. Aproveitando que eu estou incomodando, posso tirar mais uma dúvida? Quero usar uma imagem como capa de um ebook que estou escrevendo e está escrito isso na parte de licenças:
        “You are free:
        to Share — to copy, distribute and transmit the work
        to Remix — to adapt the work

        Under the following conditions:
        Attribution. You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor (but not in any way that suggests that they endorse you or your use of the work).
        •For any reuse or distribution, you must make clear to others the license terms of this work. The best way to do this is with a link to this web page.
        •Any of the above conditions can be waived if you get permission from the copyright holder.
        •Nothing in this license impairs or restricts the author’s moral rights.”
        Na segunda:
        Eu poderia usar sem problemas, dizendo apenas quem é o fotógrafo? Mesmo que apareça o rosto da pessoa? Ou tenho que tentar entrar em contato antes?
        Muito obrigada e desculpa por todo o trabalho

        1. Oi, Anna.

          O melhor sempre é pedir a autorização de imagem.
          Se você pegar imagens de bancos de imagens, não é necessário, pois elas já vem autorizadas.
          Porém, você deve cumprir os termos que cada banco de imagens têm.

          Para tirar a sua dúvida com 100% de certeza, sugiro que entre em contato com o suporte do banco de imagens que está usando. Eles podem esclarecer sua dúvida!

          Grande abraço.
          #equipecamilaporto

  12. olá, obrigada. Tenho um portal e preciso diariamente de banco de imagens. A propósito, todas as imagens com a “marca dágua” são pagas? Porque geralmente são as mais bonitas rsss.. obrigada

    1. Oi, Elisie. Sim, a maioria das imagens com marca d’água são pagas. Por isso é importante pesquisar conteúdos dentro de bancos de imagens gratuitos, ok? Boa sorte! #equipecamilaporto

  13. olá, obrigada. Tenho um portal e preciso diariamente de banco de imagens. A propósito, todas as imagens com a “marca dágua” são pagas? Porque geralmente são as mais bonitas rsss.. obrigada

    1. Oi, Elisie. Sim, a maioria das imagens com marca d’água são pagas. Por isso é importante pesquisar conteúdos dentro de bancos de imagens gratuitos, ok? Boa sorte! #equipecamilaporto

  14. primeiramente gostaria de agradecer a altora dese artigo Camile Woinarski por compartilhar esses conhecimento conosco pois para nos que trabalhamos com marketing digital esse tipo de conhecimento e muito importante principalmente para mim que estou começando isso faiz toda diferença.

      1. camile..pelo que estou lendo os comentarios , referente a sua idade e outros , as pessoas estão te perguntando e achando que vc é a Camila Porto

  15. primeiramente gostaria de agradecer a altora dese artigo Camile Woinarski por compartilhar esses conhecimento conosco pois para nos que trabalhamos com marketing digital esse tipo de conhecimento e muito importante principalmente para mim que estou começando isso faiz toda diferença.

      1. camile..pelo que estou lendo os comentarios , referente a sua idade e outros , as pessoas estão te perguntando e achando que vc é a Camila Porto

  16. Olá bom dia,desculpe a ignorância mas qual o intenção de usar essas imagens em minha página.Trabalho com artesanato e qria melhor minhas fotos,essas imagens ajudariam de alguma forma?
    Obrigada?

    1. Olá, Giselle!

      Depende do seu objetivo, você pode usar para fazer uma arte diferenciada para uma promoção, por exemplo.
      Mas no seu caso o mais legal (e a dica que eu dou) é que use as imagens dos seus produtos mesmo. Busque um fotógrafo que possa tirar algumas para você 😉

      Abraço.

  17. Olá bom dia,desculpe a ignorância mas qual o intenção de usar essas imagens em minha página.Trabalho com artesanato e qria melhor minhas fotos,essas imagens ajudariam de alguma forma?
    Obrigada????

    1. Olá, Giselle!

      Depende do seu objetivo, você pode usar para fazer uma arte diferenciada para uma promoção, por exemplo.
      Mas no seu caso o mais legal (e a dica que eu dou) é que use as imagens dos seus produtos mesmo. Busque um fotógrafo que possa tirar algumas para você 😉

      Abraço.

  18. Olá Camile estou fazendo o curso Facebook essencial 3.0, estou no módulo 3 ainda rsrs não conhecia nada desse mundo estou adorando e estou seguindo seus posts são muito enriquecedores também.
    Parabéns

    1. Oi, Rosana. Tudo bem?

      Opa, uma aluna do Facebook Essencial, o treinamento é muito bom né? E está só no comecinho!
      Obrigada por parabenizar e por acompanhar os posts 😉

      Volte sempre aqui no Blog!
      Abraço.

  19. Olá Camile estou fazendo o curso Facebook essencial 3.0, estou no módulo 3 ainda rsrs não conhecia nada desse mundo estou adorando e estou seguindo seus posts são muito enriquecedores também.
    Parabéns

    1. Oi, Rosana. Tudo bem?

      Opa, uma aluna do Facebook Essencial, o treinamento é muito bom né? E está só no comecinho!
      Obrigada por parabenizar e por acompanhar os posts 😉

      Volte sempre aqui no Blog!
      Abraço.

  20. Excelente conteúdo Camile! Certamente irá ajudar no meu negócio de marketing digital. Sou pesquisador e autor do e-book 7 HÁBITOS QUE FORTALECEM SEU RELACIONAMENTO AMOROSO. Somente hoje foram mais de 100 unidades vendidas na Amazon.
    Já adquiri o curso da Camila Porto e recomendo para todos que possuem um negócio físico ou online e tenham o desejo de melhor seu marketing no facebook, aumentando o número de vendas dos seus produtos ou serviços.

    1. Oi, Luciano, tudo bem?

      Que depoimento legal, ficamos muito felizes em saber que os nossos conteúdos e o treinamento Facebook Essencial estão aumentando os seus resultados 🙂
      Obrigada pelo elogio!

      Continue sempre com a gente.

      Abraço!

  21. Excelente conteúdo Camile! Certamente irá ajudar no meu negócio de marketing digital. Sou pesquisador e autor do e-book 7 HÁBITOS QUE FORTALECEM SEU RELACIONAMENTO AMOROSO. Somente hoje foram mais de 100 unidades vendidas na Amazon.
    Já adquiri o curso da Camila Porto e recomendo para todos que possuem um negócio físico ou online e tenham o desejo de melhor seu marketing no facebook, aumentando o número de vendas dos seus produtos ou serviços.

    1. Oi, Luciano, tudo bem?

      Que depoimento legal, ficamos muito felizes em saber que os nossos conteúdos e o treinamento Facebook Essencial estão aumentando os seus resultados 🙂
      Obrigada pelo elogio!

      Continue sempre com a gente.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.