Trabalho home office: Ideias para montar um escritório com R$500

Empreendedorismo | 4 Comentários

O trabalho home office veio para ficar. Confira neste post dicas para trabalhar em casa e uma seleção de móveis para todos os estilos

Com o aumento do uso da internet, especialmente com a pandemia, ter um trabalho home office deixou apenas de ser um sonho para se tornar uma necessidade. Saber que você pode trabalhar de qualquer lugar se tornou comum devido à necessidade.

Seja por praticidade ou necessidade, o trabalho remoto exige ainda mais cuidados. Se em uma empresa física os cuidados com produtividade e ergonomia são importantes, quem tem uma rotina de trabalho em casa, não pode descuidar desses dois itens.

Para te ajudar a montar um home office pagando pouco, neste post quero compartilhar uma seleção de móveis para home office para te ajudar a ser mais produtivo, mesmo trabalhando em casa.

Além disso, reuni conteúdos com tudo o que você precisa saber para trabalhar pelo Brasil ou pelo mundo afora.

Trabalho home office: como funciona?

Por ser novidade para muitas pessoas, o trabalho home office acabou virando um tabu. Muitas pessoas associavam o trabalhar em casa, com ficar de pijama o dia todo. Porém, para quem já trabalha em casa ou quem precisou trabalhar por conta da pandemia, percebeu que não é bem assim.

O significado da palavra home office, em tradução livre, quer dizer escritório em casa. Home é casa em inglês e office significa escritório. Logo, trabalhar em home office é trabalhar em casa.

Para isso, no entanto, algumas dicas e estratégias precisam ser adotadas para que sua rotina seja produtiva e sem riscos para sua saúde.

Trabalho home office: como funciona para as empresas?

Se você tem uma empresa e quer adotar o home office, saiba que isso é possível. Empresas como Facebook, Amazon e várias outras, devido à pandemia, adotaram o home office dos seus funcionários.

O home office do Google, por exemplo, oferecia até um voucher de mil dólares para que seus funcionários montassem um escritório em casa.

Aqui no Brasil, empresas sediadas em São Paulo, como a BTG Pactual, até registraram aumento na produtividade e lucratividade do negócio durante o home office.

O fato é que havia muito preconceito sobre esse formato de trabalho. Porém, nada como a necessidade para fazer tudo mudar.

Teletrabalho: O que diz a CLT?

Se você tem uma empresa, vale a pena conhecer as mudanças das leis trabalhistas. O chamado teletrabalho foi introduzido na reforma trabalhista de 2017 (Lei 13.467/2017) e dá mais segurança jurídica para quem tem um negócio e quer ter funcionários em home office.

Há um conteúdo interessante no site do Tribunal Superior do Trabalho (Especial Teletrabalho: o trabalho onde você estiver)

Saiba mais: Curso de marketing digital: 7 plataformas com cursos gratuitos

De forma resumida, um profissional que trabalhe na empresa ou em home office, possuem os mesmos direitos trabalhistas previstos na CLT. No entanto, há regras para o que pode ser considerado teletrabalho. Não podem ser consideradas vagas home office quem trabalha como vendedor externo, por exemplo.

Trabalho home office: onde encontrar vagas abertas

Existem praticamente duas formas de encontrar trabalho home office. O primeiro é como freelancer ou empreendedor digital. Há muitas formas de trabalhar pela Internet e, uma delas é como prestador de serviços. Dentre algumas áreas que contratam muito estão:

  • Analista de redes sociais
  • Produtor de conteúdo
  • Digitação
  • Editor de vídeos
  • Consultor de Marketing
  • Professor de aulas particulares

Se você tem o perfil de empreendedor digital ou quer abrir seu próprio negócio, há sites especializados neste tipo de contratação. Neles, você cadastra seu currículo, que nada mais é do que suas habilidades e o que você pode fazer.

Em alguns, o processo é o contrário. O contratante cadastra os serviços que precisa e você pode se candidatar.

Saiba mais: Filme de empreendedorismo: 15 filmes que você deveria assistir

Confira nossa seleção de sites para encontrar trabalhos home office e de freelancer:

  • Workana
  • Simply Hired
  • Fiverr
  • 99Designs
  • GeekHunter
  • 99freelas
  • br.freelancer.com
  • Freelancear

Agora, se você está em busca de um trabalho home office com as inscrições abertas, vale a pena acompanhar sites de emprego. Além dos sites, há grupos no Facebook com divulgação de oportunidades. Entre os sites mais populares que mostram os processos seletivos abertos estão:

  • Catho
  • empregos.com
  • InfoJobs
  • Manager
  • BNE

Trabalho home office: Ideias para montar um escritório com R$500

Agora que você já sabe mais sobre trabalho home office e como encontrar vagas para trabalhar em casa, é fundamental você ter um ambiente saudável para conseguir produzir bem. O primeiro passo para isso é ter um espaço exclusivo para trabalhar.

Porém, não é fácil gastar pouco e encontrar bons móveis. Por isso, fiz uma seleção de mesas e cadeiras novas para você. Agora, se você quiser economizar ainda mais, pode procurar em sites de classificados.

O Facebook Marketplace, por exemplo, é um excelente lugar para encontrar móveis para home office novos e usados. Vale a pena conferir. Se você quiser mais dicas de como usar o Facebook Marketplace, não deixe de conferir o link abaixo.

Saiba mais: Facebook Marketplace: Como funciona e dicas para vender muito mais

Mais adiante quero trazer dicas para ser mais produtivo no home office. Não deixe de conferir. Mas antes, confira a nossa seleção de móveis para home office. A ideia foi trazer os itens básicos para montar um escritório em casa. Isso contempla:

  • Mesa home office
  • Cadeira home office
  • Ergonomia no trabalho home office

Além disso, a seleção de móveis e decoração home office foram separadas em três categorias: home office moderno, home office clássico, home office para quem tem pouco espaço.

Existe sempre a possibilidade de você ter um home office com móveis planejados. Porém, isso é mais caro e demorado. Se pressa é algo que você tem, vamos montar um escritório completo gastando pouco. Então vamos lá, vamos começar um home office moderno.

Móveis home office moderno

Móveis para escritório geralmente seguem um padrão de cor e ergonomia. Por isso, uma mesa home office e uma cadeira home office, precisam ter esse cuidado em especial. Porém, as cores e design podem ser do seu gosto. Se você é mais moderno e quer ter um escritório descolado, esta é a seleção.

Mesa home office moderna: Mesa para Computador Desk Gamer

Se você gosta de jogos e quer ter um canto de trabalho estiloso, a Mesa para Computador Desk Gamer é uma boa opção. Além de ser barata, ela tem espaço para colocar o gabinete do computador, caso você use um computador de mesa.

Alem disso, possui um recorte na tampa que permite que você tenha uma boa ergonomia para trabalhar ou jogar. Sem contar que ela é estilosa demais.

Mesa home office para Computador Desk Gamer

Mesa home office moderna: Mesa para Escritório Office Estilo Industrial

Se você é moderno, mas gosta da linha minimalista, a Mesa para Escritório Office Estilo Industrial é uma boa opção. Ela tem laterais finas, que permitem mais espaço para as pernas.

Além disso, tem uma largura ótima, de 1,20m que vai permitir você ter muito espaço para trabalhar e guardar seus materiais de home office.

Mesa para Escritório Office Estilo Industrial

Cadeira home office moderna: Cadeira de Escritório Giratória Executiva Ergonômica

As cadeiras de escritório são itens caros, mas que valem o investimento. Como você irá ficar boa parte do tempo sentado, cuidar com o conforto é bem importante. Não foi fácil encontrar cadeiras boas e baratas. Porém, se você investir em uma mesa mais simples, pode gastar um pouco mais em uma cadeira moderna e de qualidade.

Minha primeira escolha para a cadeira foi a Cadeira de Escritório Giratória Executiva Ergonômica Tech Corino Cinza – Lyam Decor. Ela é linda e super moderna. Vale a pena considerar para compor um conjunto home office moderno.

Cadeira de Escritório Giratória Executiva Ergonômica

Cadeira home office moderno: Cadeira de Escritório Diretor Milão Ajustável Vermelha

Se você optar pela mesa Desk Gamer, esta cadeira com assento vermelho pode combinar e ficar super moderno. Há outras cores disponíveis no site da Amazon que podem ficar bem legais em qualquer ambiente.

Móveis home office clássico

Se você já gosta mais da linha clássica, também há muitas opções. Um home office clássico pode ser definido com cores neutras e objetivos já muito populares em escritórios normais. Por isso, a escolha destes itens obedece àqueles que não querem errar na hora de montar um escritório em casa.

Mesa home office clássico: Mesa para Escritório com Armário 2 Portas

As cores neutras e a capacidade de armazenamento fazem dessa mesa uma excelente opção para um ambiente mais clássico e neutro. Além de ter um espaço interessante para trabalhar, esta mesa home office ainda disponibiliza um espaço generoso para armazenar suas coisas e evitar a bagunça pela casa.

O legal é que essa mesa pode ser usada na parede ou no formato L, pois sua bancada é móvel.

Mesa home office clássico: Mesa Para Escrtório Com 2 Gavetas

O ponto alto desta mesa é a profundidade de 60 cm. Quem vai trabalhar com um computador de mesa ou é mais alto, vai sentir muito conforto. Além do aspecto ergonômico, ela é super clean e combina com qualquer ambiente. Realmente, uma excelente escolha para quem quer ter um home office atemporal.

Cadeira home office clássico: Cadeira de Escritório Secretária Evidence

As cadeiras de escritório no estilo secretária, são clássicos. Este modelo, no entanto, não é tão simples quanto as cadeiras tradicionais. Isso porque, possui apoio para os braços e encosto de plástico, o que a torna mais moderna também. É uma boa alternativa para quem quer estilo e conforto.

Cadeira home office: Cadeira Giratória Secretária Polo com Braço Regulável

Não tem nada mais clássico do que este tipo de cadeira de escritório. Uma opção garantida para quem não quer errar na hora de comprar uma cadeira. Tem tudo o que você precisa para ter o mínimo de conforto necessário: rodinhas, encosto ergonômico, revestida com tecido e braços com apoio regulável. Não tem erro.

Móveis home office com pouco espaço

Se você tem pouco espaço em casa, não precisa ficar trabalhando na mesa da cozinha. Selecionei algumas opções de mesas e cadeiras que vão te dar conforto e deixar sua área de trabalho organizada, mesmo com pouco espaço. Você vai gostar. Vamos lá…

Mesa home office: Escrivaninha 90cm Porto Siena

Quem tem pouco espaço pode adotar uma linha mais minimalista em seus móveis. Com esta escrivaninha, você tem um móvel com boas caraterísticas de ergonomia, sem ocupar muito espaço. O legal é que ela tem 50 cm de profundidade, que é um bom tamanho para suas pernas e manter os braços apoiados.

Mesa home office: Mesa Escritório Dobrável

Se espaço é realmente um problema para você, esta mesa de escritório home office dobrável é uma boa opção. Ela tem várias opções de configuração. Totalmente fechada ela fica com 6 cm de largura. Cabe em qualquer lugar, atrás da porta, embaixo da cama. Ótima para quem tem espaços pequenos, pois quando você não estiver trabalhando, ela sai de cena.

Cadeira home office: Cadeira Secretária Base Giratória

Por não ter braços, a cadeira secretária ocupa pouco espaço. É uma boa opção para ter em pequenos espaços, sem abrir mão da ergonomia. Ela conta com regulagem de altura. Algo fundamental em qualquer cadeira de escritório.

Cadeira home office: Cadeira Estofada Base Madeira

Sim. Ela não é uma cadeira de escritório, mas no home office pode ajudar a trazer uma diversidade para quem não tem espaço. Ao mesmo tempo que pode servir de uma cadeira para trabalhar, pode ser usada em outras ocasiões. Sua grande vantagem é ser versátil. Porém, não é tão indicada por não ter tanta ergonomia.

 

Dicas para um home office de sucesso

Claro que os móveis do seu home office vão te ajudar a trabalhar melhor e produzir mais. Porém, há outros elementos que são importantes que muitas pessoas não cuidam. Por isso, separei algumas dicas para te ajudar a ter um escritório em casa sem estresse.

Separe um canto apenas para trabalhar

Sei que é difícil em alguns casos, mas se puder, separe um espaço apenas para trabalhar. Evite trabalhar na cama, na mesa da sala. Na cama, por exemplo, você terá dores. Na sala, vai perceber que é difícil se concentrar, especialmente se divide a casa com outras pessoas.

Ao ter um cantinho apenas para trabalhar, pode ser uma mesa ou um cômodo inteiro, vai perceber que a concentração será maior. Além disso, diferenciar a hora do lazer e de trabalhar será mais fácil.

Defina e cumpra seus horários de trabalho

Por experiência própria, trabalhar em casa é difícil. Às vezes trabalha demais e outras de menos. Por isso, defina um horário de trabalho e cumpra. Se você é funcionário de uma empresa, cumpra a carga horária da CLT. Se é empreendedor, também estipule um horário para encerrar as atividades. Está tudo bem não terminar tudo. Cuide da sua produtividade e da sua saúde.

Cuidado com a postura

Problemas de ergonomia podem ser passageiros ou para sempre. Por isso, nunca é demais cuidar da postura na hora de trabalhar. Por isso os móveis que citei são investimentos importantes. Nós preparamos um conteúdo super legal com dicas que aplicamos aqui na empresa. Vale a pena conferir Ergonomia no Trabalho: dicas para adequar o home office

Estas foram algumas dicas e uma seleção de produtos para montar seu home office. Saiba que, por mais barato que sejam os itens, você sempre precisa encarar isso como um investimento em sua saúde e produtividade. O Trabalho home office é cada vez mais comum e, no meu caso, veio para ficar.

Tem dicas para melhorar o home office? Conta para mim nos comentários.

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

4 Comentários

  1. Um excelente artigo que adentrou questões as quais as pessoas não tem se preocupado muito, como a ergonomia, Ainda que não seja uma atividade física que causa estresse físico, trabalhar em casa sem se acomodar de maneira correta pode trazer prejuízos à saúde, como desvio de coluna e outras doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.