Vida Real x Vida Virtual

Redes Sociais | Nenhum comentário

No dia 11/10 concedi uma entrevista para a Rádio Nacional da Amazônia. O tema era: Vida Real x Vida Virtual. Este é um assunto que rende muitas discussões, pois há quem acredite que a Internet limita a vida social das pessoas. A entrevista foi baseada em um artigo que escrevi para o Baixaki em abril de 2009 e que pode ser acessado aqui.

O mais legal de tudo, é que além de contribuir com um pouco das minha considerações sobre o assunto, acabei descobrindo que eles possuem um programa chamado Nacional Jovem e que tratam de assuntos muito interessantes. Quem não conhece a Rádio Nacional da Amazônia (assim como eu não conhecia), pode ouvi-la pela Internet clicando aqui.

Sobre o tema

Apesar de falar sobre o que eu acho na entrevista, penso que seja interessante colocar meu ponto de vista sobre o assunto aqui também. Eu não acredito que a Internet esteja prejudicando a vida social das pessoas, pelo contrário, vejo que nunca se conversou e interagiu tanto quanto agora. Porém, parto do senso comum de que “tudo o que é demais prejudica”.

Apesar de alguns acharem que as relações virtuais são “mais frias” que as reais, vejo que ambas as relações podem ser extremamente frias ou próximas. O fato de interagir com uma pessoa “face-a-face” não faz com nós tenhamos uma relação de proximidade. Colegas de trabalho, por exemplo, estão junto oito horas por dia, mas depois que saem da empresa, ninguém mais mantém contato.

Um problema dessa super exposição à Internet está relacionado aos jovens. Não vejo como positiva este excesso de conectividade, porém vejo como um papel dos pais limitarem o uso da Internet. Na minha opinião, a Internet está assumindo o papel de educadora que foi da televisão em minha geração. Com isso, os pais cada vez mais ausentes pelo fato de precisarem trabalhar muito, delegam à Internet a educação e companhia para seus filhos.

Contudo, na entrevista é possível entender um pouco melhor meu ponto de vista. Para ouvi-la, basta clicar na imagem a seguir:

Até a próxima!

Tags:
  • 3 pilares
  • internet
  • jovem
  • radio
  • teste
  • vida real
  • vida virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.