Top banco de músicas gratuitas para baixar e usar em seus vídeos

Postado em Vídeos 4 Comentários

Você está em busca de músicas gratuitas para usar como trilha sonora dos seus vídeos? Aqui nesse texto, nós vamos listar os melhores sites para você baixar músicas legalmente e acessar arquivos de áudio com direito autoral livre. Ter um banco de músicas gratuitas sempre por perto é essencial para não ser notificado e não ter complicações de propriedade intelectual.

A trilha sonora é um ponto muito sensível quando falamos em vídeos no Facebook. É comum algumas páginas enviarem vídeos com músicas que possuem direitos autorais e, por conta disso, terem seus conteúdos removidos. No pior cenário, as páginas acabam ficando bloqueadas de enviar novos conteúdos ou até são removidas da rede social.

Você não pode colocar a fanpage da sua empresa em risco!

Por isso, nós preparamos uma lista de banco de músicas gratuitas para você usar em seus projetos. Geralmente, esses áudios com direitos autorais livres são músicas instrumentais. Nunca, jamais, pegue a música do seu artista favorito e use para ilustrar seus vídeos.

As redes sociais estão cada vez mais aprimorando seus algoritmos para detecção de violação de direitos autorais.

Essa verificação automática é feita por meio de computadores que “escutam” trechos das músicas. Se ela for detectada no banco de verificação, automaticamente sua página pode cair na lista de fanpages bloqueadas.

Leia a licença de cada serviço

Abaixo você vai conferir os bancos de áudio, mas é muito importante que você leia com atenção cada uma das licenças de autorização de uso das músicas.

Cada site pratica uma metodologia. Alguns solicitam que você cite o nome do site no final do seu vídeo, dando os créditos de licença. Outros não pedem nada a respeito. Por isso, leia todos com bastante atenção, combinado?

Banco de músicas gratuitas para baixar e usar em projetos

Libere espaço no HD e divirta-se escolhendo as músicas para seus projetos!

1. BenSound

banco de músicas gratuitas para usar em vídeos

Provavelmente, o banco de músicas gratuitas mais usado pelos editores de vídeo. Esse site oferece dezenas de músicas para você baixar e incluir em seus projetos.

A interface do site é uma das mais limpas e fáceis de usar que você vai encontrar aqui nessa lista. As músicas ficam divididas em categorias. Você também pode fazer pesquisas em uma barra de busca. Basta clicar no ícone de play para ouvir o áudio antes de baixar.

Fique atento à licença de uso do BenSound. Clique aqui para ler.

2. Incompetech

banco de músicas gratuitas para usar em vídeos

Podemos dizer que Kevin MacLeod é o rei das músicas com direitos autorais livres. Isso porque eu tenho certeza que você já deve ter escutado alguma música dele em um vídeo no Facebook ou no YouTube.

Ele criou esse site com uma lista imensa de conteúdos disponibilizados para download. Você consegue navegar por categorias e fazer pesquisas por palavras-chave.

Ao localizar a listagem de trilhas sonoras, clique em cima do nome da música. Você pode ouvir uma prévia ou clicar no botão de download para baixar o arquivo e usar em seus projetos.

Leia com atenção as políticas de uso e licenças disponíveis no site, ok?

3. Dan-O songs

banco de músicas gratuitas para usar em vídeos

O Dan-O é um compositor e oferece suas músicas para download na internet. As melodias são com uma pegada mais instrumental, perfeitas para servirem de trilha sonora de vídeos.

Ao acessar o site, você encontra uma lista com todas as faixas disponíveis. Basta clicar em cima de uma delas para escutar o áudio ou baixar o arquivo clicando em MP3.

Fique atento à licença de uso do Dan-O Songs. Clique aqui para ler.

4. Biblioteca de música do YouTube

banco de músicas gratuitas para usar em vídeos

Quem tem um canal no YouTube consegue ter acesso à uma biblioteca de músicas grátis para usar em projetos. É só escutar a música, escolher aquela que mais combina com seu vídeo, baixar e usar na edição.

Muito cuidado aqui! O ideal é que você use os áudios listados aqui no banco de músicas gratuitas do YouTube para conteúdos que sejam publicados no YouTube, ok?

Não é porque as músicas são instrumentais que você pode reaproveitar esse material em outra rede social. Leia as políticas de uso de áudio do YouTube aqui. Lembre-se que todo cuidado é pouco em relação aos áudios em outras redes sociais.

5. dig.CCMixter

banco de musicas gratuitas

Esse banco de músicas gratuitas é show!

Os artistas criam as músicas e enviam para o site. Você faz a busca, pode escutar um preview do áudio e baixar aquele que desejar.

Fique atento à licença de uso. Cada faixa musical possui uma licença e maneira de ser creditada diferente, ok? Saiba mais sobre as licenças aqui.

6. Free Music Archive

banco de músicas gratuitas para usar em vídeos

Visual modesto, mas base de arquivos imensa! O Free Music Archive possui arquivos de áudio sob licença Creative Commons e outras licenças. Clique no ícone de play para ouvir a música e na seta direcionada para baixo para fazer o download.

Pesquise os conteúdos usando uma barra de busca ou selecionando uma das categorias que mais combina com o estilo do seu vídeo.

Dedique um tempo lendo o termo de uso do site. Cada faixa possui uma licença de uso específica.

7. Free Soundtrack Music

banco de músicas gratuitas para usar em vídeos

O Free Soundtrack Music é um repositório onde compositores e artistas podem enviar suas músicas. Assim como os demais sites, você consegue escutar uma prévia do arquivo de áudio antes mesmo do download.

Esse procedimento é essencial quando usamos um banco de músicas gratuito para efetivamente encontrar a faixa que mais se encaixa em nosso projeto.

Fique atento à licença de uso do Free Soundtrack Music. Clique aqui para ler.

8. Coleção de sons do Facebook

Top banco de músicas gratuitas para baixar e usar em seus vídeos

O Facebook liberou a Coleção de sons, um banco de músicas gratuitas para você usar em seus vídeos.

O legal é que existe um banco de trilhas sonoras e também efeitos sonoros, tudo para deixar seus projetos ainda mais criativos e personalizados.

Basta escutar uma prévia da trilha ou efeito sonoro e baixar o arquivo! Você pode usar os filtros de busca ou digitar os termos em uma barra de pesquisa na própria página. Acesse a Coleção de sons do Facebook.

Agora, queremos saber de você! Já conhecia algum desses banco de músicas gratuitas?

Para se aprofundar sobre direitos autorais no Facebook, clique aqui e leia sobre o assunto.

E, vale reforçar o aviso: fique atento às licenças de uso de cada arquivo e de cada site. Em alguns casos, você deve colocar os créditos no final do seu vídeo. Procure maneiras bonitas de criar encerramentos para fazer corretamente esses créditos aos autores das músicas. Boa edição!

CONTINUE NO BLOG

Você está com a faca e o queijo nas mãos! O acesso aos melhores bancos de imagens gratuitos e aos melhores bancos de vídeos gratuitos você já tem. Aqui nesse texto, você já viu excelentes bancos de músicas gratuitas também.

Agora, que tal conhecer os melhores programas para editar e realmente criar seus vídeos? Confira abaixo:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • videos

4 Comentários

  1. Olá, estou organizando um curso online, queria adicionar uma música de fundo e gostaria de saber dicas de onde encontrar, eu tenho receio pois o curso será pago, se puder me ajudar, desde já agradeço.
    Aliás, ótimo post!
    Abçs.

  2. As músicas do banco do facebook podem ser usadas em vídeos postados no instagram?
    Fiz uma edição, publiquei no face sem problemas. Mas no instagram ele bloqueou minha publicação. Alegou direito da trilha.
    Já tiveram um problema semelhante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Semana Venda + com as Mídias Sociais

DE 15 A 21 DE OUTUBRO
Quer entender como usar as Mídias Sociais para faturar alto e atrair mais clientes? (começando com R$5 por dia)

Semana Venda + com as Mídias Sociais