Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Vídeos | 68 Comentários

Os vídeos são os conteúdos que mais engajam no Facebook. A rede social já até sinalizou, em Agosto de 2017, que vai priorizar esses conteúdos em vez de imagens no Feed de Notícias dos usuários. Por isso, saber fazer um vídeo para Facebook com qualidade é muito importante para sua marca.

E você pode apostar na criação de vídeos de vários tipos. Pode ser uma transmissão ao vivo, um vídeo demonstrando seu produto, um vídeo com vários produtos que estão à venda na sua loja, podem ser vídeos estilo slideshow com legendas e muito mais!

Mas, ao mesmo tempo, essa tarefa é bem complexa. Os empreendedores que não possuem grandes verbas de marketing ou experiência com edição de vídeos enfrentam dificuldades para elaborar essas peças. Encontravam … Porque hoje nós vamos te dar uma mãozinha!

Para ajudar nessa etapa de criar um vídeo para Facebook, nós vamos trazer o tutorial de uma ferramenta muito bacana que permite a criação de vídeos estilo slideshow que são perfeitos para o Facebook.

Nós já comentamos aqui no blog que os vídeos sem áudio são uma tendência nas redes sociais. Isso porque os usuários conseguem consumir esses conteúdos sem necessariamente ativar o áudio. A hora de aproveitar essa tendência é agora, e nós vamos te mostrar o passo a passo para fazer isso!

Como fazer vídeo para Facebook

Para criar um vídeo para Facebook, nós vamos indicar que você use o serviço online Lumen5.

O Lumen5 é um site que tem como objetivo transformar um texto do seu blog em um vídeo. A ideia original é pegar uma URL do seu site, colar no Lumen5 e, automaticamente, o serviço online cria um vídeo estilo slideshow, com fotos e texto, para você usar no Facebook.

Mas, fique tranquilo! Mesmo que você não tenha um blog para seu negócio, é possível utilizar o Lumen5 numa boa!

Criando uma conta no Lumen5

O primeiro passo é criar a sua conta gratuita no Lumen5. Clique aqui e acesse o site oficial. Uma tela vai surgir e você precisa apenas preencher os campos e criar a sua conta.

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Como criar seu primeiro vídeo no Lumen5

Agora é hora do show! Para começar a criação do vídeo para o Facebook, você deve clicar no botão CREATE VIDEO no canto superior direito.

Uma tela como essa vai surgir:

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Note que, ao lado do botão CREATE, existe um campo para você colar uma URL. Se tiver um blog, você pode colar a URL de um texto seu naquele campo.

Em seguida, basta clicar em CREATE para que um vídeo seja gerado automaticamente com trechos do seu texto e as imagens que você eventualmente usou para ilustrar o conteúdo do blog.

Entretanto, se você não tem um blog, basta clicar no link copy & paste your content. Uma tela como essa abaixo vai surgir: simplesmente cole o seu texto nesse espaço em branco e clique em CONTINUE.

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

É tudo automático!

Automaticamente, o seu texto aparece em uma nova tela. Esse espaço é perfeito para você fazer mais uma revisão, verificar se a ortografia está correta, se o texto está 100% do jeito que você deseja.

Note que, na lateral esquerda, estão todas as frases que você adicionou anteriormente. Para fazer com que elas sejam incorporadas em seu vídeo, você deve clicar em cima de cada uma delas.

As frases que vão aparecer em seu slideshow são aquelas listadas em Storyboard – Click on sentences from the article to build your story.

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Se você estiver satisfeito com as frases, basta clicar no botão CONTINUE no canto superior direito.

Se quiser incluir novas frases que anteriormente você não havia previsto, clique no ícone + e digite as novas frases. Após tudo pronto, clique no botão CONTINUE no canto superior direito.

Personalizando seu vídeo para Facebook

O Lumen5 vai gerar um conteúdo automático para você. O site vai incluir imagens de ilustração para cada uma das frases que você digitou na etapa anterior. Veja um exemplo:

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Você não precisa usar exatamente as imagens que o Lumen5 incluiu automaticamente para você. É tudo personalizável!

Para modificar cada uma dessas imagens, você deve realizar uma pesquisa pelos termos que mais combinam em seu vídeo.

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Faça a busca por termos em inglês para obter melhores resultados.

Existe uma função de filtro, na qual você seleciona se quer obter resultados apenas de vídeos, fotos ou ícones. Todos os resultados da pesquisa são com conteúdos existentes em bancos de fotos e vídeos gratuitos.

Ao fazer a pesquisa usando um termo, os resultados surgem na lateral esquerda. Escolha a foto ou vídeo que você mais gostar e arraste esse conteúdo para a tela do slide na lateral direita. É só arrastar e soltar o conteúdo!

O que é possível acessar e editar em cada imagem e texto

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

 

  • Preview: permite que você veja como vai ficar essa cena do seu vídeo. Clique no preview para ver a animação do texto e da imagem escolhida.
  • Title: é um recurso para personalizar o texto. Existem 4 opções: text, quote, no text ou title.
  • Text position: permite que você defina a posição onde seu texto vai aparecer na tela.
  • Highlight Color: permite que você mude as cores das palavras em destaque nos vídeos.
  • Delete: clicando nesse botão, você apaga a cena do slide do seu vídeo.

Faça essas modificações em cada uma das cenas.

Se você quiser fazer um ajuste no texto, é só clicar em cima da frase para fazer a edição.

Envie suas fotos e vídeos

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Se nenhuma das fotos dos bancos de imagens e vídeos gratuitos atendem a sua necessidade, você pode enviar arquivos salvos em seu computador. Eles precisam seguir alguns requerimentos:

  • Arquivos nos formatos JPG, PNG, GIF, MOV ou MP4.
  • O arquivo deve ter no máximo 50 MB.
  • Para melhores resultados, optar por vídeos em 1280 x 720 pixels.

Escolha uma música para seu vídeo

Agora é o momento de escolher uma música para fazer parte da trilha sonora do seu vídeo.

O Lumen5 busca esse conteúdo em bancos de músicas gratuitos, mas deixamos sempre o aviso: por se tratar de arquivos de áudio que são MUITO sensíveis no Facebook, escolha a trilha sonora com muita atenção para não ter algum problema com o Facebook, ok?

Para efetivamente escolher a trilha sonora no Lumen5, clique na aba MUSIC, conforme sinalizado na imagem abaixo:

Como fazer vídeo para Facebook com fotos, vídeos e fundo musical

Ao clicar no botão PLAY, você consegue ouvir a música. Faça isso para sentir se ela combina com seu vídeo. Você pode fazer buscas de acordo com o estilo musical para filtrar suas pesquisas.

Clique em cima de uma faixa para incorporar essa música em seu vídeo.

Personalizando a sua marca no vídeo

Na aba BRANDING, você consegue personalizar mais detalhes da sua marca em seus vídeos. São várias opções de edição conforme a imagem abaixo:

  • Marca d’água: essa opção de watermark é essencial para reforçar a sua marca com os espectadores do vídeo. Além disso, incluir uma marca d’água também oferece mais segurança para seu conteúdo.
  • Logo: você pode incluir a sua logo, que aparece no final do seu vídeo. É mais uma maneira de reforçar a sua marca nos conteúdos multimídias.
  • Highlight Color: você pode escolher aqui outra cor para destacar trechos de frases dos seus vídeos. Selecione uma opção que melhor combine com sua marca.
  • Icon background: escolha uma cor que vai surgir no fundo somente quando você selecionar um ícone para ilustrar seu vídeo.
  • Fonte: existem cinco opções de fontes para você escolher.
  • Outra mensagem: você pode deixar uma frase para complementar a sua marca. Pode ser seu slogan ou até a URL do seu site.

Etapa final de edição

Clique no botão CONTINUE no canto superior direito. Já estamos no finalzinho das edições e você ainda pode escolher se quer que seu vídeo tenha um frame ou não. Esse frame deixa o seu vídeo quadrado e você consegue colocar um texto na parte superior e inferior do vídeo.

A resolução do vídeo será salva em 480p na versão gratuita. Se quiser salvar com qualidade maior, você precisa adquirir a versão premium do Lumen5.

No final dos vídeos gratuitos aparece uma logo dando os créditos da criação do vídeo ao Lumen5. Na versão paga, essa opção também pode ser removida.

Está tudo nos conformes? Então, é só clicar no botão PUBLISH e correr para o abraço!

Seu vídeo para Facebook foi criado com sucesso. O Lumen5 vai fazer a renderização e enviar um aviso em seu email quando o conteúdo estiver pronto. Você vai baixar esse vídeo e usar na rede social.

Parece trabalhoso em um primeiro momento, eu sei! Mas, acredite: essa é uma das maneiras mais simples de criar um vídeo estilo slideshow com legendas para o Facebook. Tudo já fica na sua tela, é só selecionar o que deseja mudar e fazer a alteração. Sem mistério, sem complicação e, principalmente, sem gastar!

Você gostou de conhecer esse serviço online? Deixe aqui nos comentários como está sendo a sua experiência em criar vídeos.

CONTINUE NO BLOG

Com o Lumen5, você aprendeu a criar vídeos para Facebook com legendas. Se você quer aprimorar ainda mais suas produções, conheça ferramentas para editar vídeos.

Nós selecionamos os melhores programas que rodam tanto no computador quanto em celulares.

São ferramentas que ajudam sua empresa a criar um vídeo para Facebook mesmo que você não tenha muita experiência no assunto. Saiba mais aqui:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • webinar anúncios

68 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.