Você anuncia sua empresa no Facebook, mas não vende?

Venda mais | 10 Comentários

Seja em meu treinamento, em minha página do Facebook ou em eventos, sempre que encontro pessoas recebo diversas perguntas sobre Facebook Marketing. Mas uma pergunta eu já recebi incontáveis vezes e hoje quero respondê-la aqui para você.

E a questão é: Camila, eu anuncio minha empresa no Facebook, mas não vendo? Se você é uma das pessaos que têm dúvidas sobre isso, acompanhe o post para conhecer a minha resposta 😉

POR QUE VOCÊ ANUNCIA, MAS NÃO VENDE?

Se você tem me acompanhado, já sabe que é importante que você, independentemente do tamanho do seu negócio, tenha uma verba para fazer publicidade. Certo? E, o mais importante: não adianta só ter verba, é preciso criar as suas campanhas.

Mas isso não é tudo: existem alguns elementos que você precisa levar em consideração para entender o porquê você está vendendo ou não.

Basicamente isso acontece com pessoas que tem loja virtual que muitas vezes fazem um anúncio no Facebook e simplesmente dizem que “o Facebook não funciona”. A pessoa conseguiu cliques, engajamento, mas simplesmente não conseguiu vender.

Esse caso é muito comum, por isso quero que você conheça a regra da proporcionalidade. Assim, vou explicar o porquê de você não estar vendendo como gostaria ou não fazer nenhuma venda (se for o seu caso).

O que significa essa regra da proporcionalidade?

Imagine uma loja física no centro da sua cidade. No centro passam milhares de pessoas, dependendo do tamanho do lugar que você mora.

Porque as lojas no centro da cidade são mais caras? Porque os pontos onde tem uma grande movimentação geralmente são mais caros?

É simples: Porque tem muita gente passando.

O tráfego de pessoas passando na frente das lojas é grande, por isso elas são valorizadas. Com isso em mente, a gente tem a mesmíssima lógica quando a se gente fala de lojas online.

Para que você venda, você precisa de TRÁFEGO, pessoas passando pela sua loja, pessoas entrando na sua loja –  e o mais importante: pessoas comprando na sua loja.

Quando você tem uma loja física, primeiro: várias pessoas passam na frente da loja todos os dias. Vamos supor que, 100 pessoas passam na frente da loja todo dia. Desse grupo, em torno de 20 pessoas realmente entram na loja todo dia.

E quantas vendas são feitas dentro da loja? Talvez 5 vendas. Muita gente entra lá simplesmente para dar uma espiadinha e o mesmo acontece com as lojas online.

É muito comum as pessoas falarem: “ah, eu fiz um anúncio, tive curtidas…”, mas elas não olham um dado super importante: quantas pessoas estão visitando a sua loja.

Imagine que se ninguém entra na sua loja, se ninguém visita a sua loja, você simplesmente não vai vender.

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA VENDER MAIS?

A resposta é gerar tráfego, ou seja, levar as pessoas até a sua loja.

Não adianta você simplesmente ter a loja online, você precisa levar pessoas para lá. Os anúncios no Facebook, ou em qualquer outro canal, ajudam nesse propósito de levar as pessoas até a sua loja virtual.

AÍ QUE VEM A REGRA DA PROPORCIONALIDADE:

Se você quer ter um volume X de vendas, você precisa levar um número Y de pessoas até a tua loja. Lembra o que eu falei que: em uma loja física, 100 pessoas passam na frente, mas só 20 entram?

A mesma coisa acontece com o e-commerce. Se você não leva as pessoas até lá, você não vai vender. Quanto mais pessoas você leva, maiores são as chances de vender. Esse é um ponto importante que você deve sempre ficar atento.

Muitas pessoas não levam em consideração quanto de tráfego elas estão gerando com seus anúncios. Quando eu pergunto para as pessoas quantos cliques ela teve, quantas visitas ela teve na sua loja, elas dizem: duas, quatro, dez visitas.

E isso, independente do produto que você venda, acaba sendo muito pouco para que se tenha uma venda. A tua taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas entram no site para que você fazer faça uma venda, em muitos casos, é muito baixa.

Se você quer vender mais, você precisa levar mais pessoas para a sua loja. É a mesma coisa de uma loja física: se você quer vender mais, você tem que colocar a sua loja em um lugar que tenha tráfego, que as pessoas entrem.

Então, a primeira pergunta que você tem que se fazer quando faz uma campanha e não gera os resultados que queria é: quantas pessoas eu estou levando para o meu site? Quantas pessoas estão visitando minha loja?

O QUE SIGNIFICA TAXA DE CONVERSÃO E COMO VER A MINHA?

A taxa de conversão é um cálculo feito com o número de pessoas que entraram na sua loja dividido pelo número de pessoas que efetuaram uma compra. Conseguiu entender?

É mais ou menos assim: número de pessoas que entram na sua loja ÷ número de pessoas que compraram.

A partir do momento que você define a sua taxa de conversão, ou seja, quantas visitas precisa no site para fazer uma venda, você começa a entender quanto tráfego precisa gerar.

Se você está criando um anúncio e não está levando pessoas para seu site, isso pode ser um problema de geração de tráfego e significa que você precisa aumentar o volume. Agora, se você leva as pessoas para o teu site e elas não estão comprando, aí pode ser um outro problema.

Por exemplo, pode ser que a sua página tenha algum problema com a quantidade de informações, o site está lento e assim por diante.

Existem vários outros motivos que podem impactar as suas vendas, mas o primeiro sintoma que você precisa olhar é: quantas visitas a minha loja recebe para que eu possa vender.

Uma das maneiras mais efetivas de levar as pessoas para a tua loja, seja uma loja física ou uma loja online, é trabalhar com engajamento na sua base de fãs. Você precisa atrair fãs e transformar eles em clientes.

Quer gerar mais engajamento na sua página? Confira minhas 7 táticas matadoras para aumentar o engajamento em páginas do Facebook.

Se você descobriu um dos motivos de não estar vendendo quanto gostaria, coloque aqui nos comentários as suas sacadas! O que você acha que pode ser o problema do seu negócio? Será que você não está respeitando a regra da proporcionalidade?

Eu vou adorar saber se esse conteúdo te ajudou a descobrir o motivo de seus resultados não estarem vindo.

Assista ao vídeo:

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:

Tags:
  • transforme

10 Comentários

  1. Camila, preciso da sua ajuda, tenho uma ótica que atende somente em domicílio(não temos loja física e nem virtual), como posso usar o Facebook para divulgar(VENDER) esse serviço”COMPRE SEU ÓCULOS SEM SAIR DE CASA!!!”? Já fiz o seu treinamento Facebook Essencial 4.0, ja investi em elaboração de conteúdo e impulsionamento, iniciei tudo em 06/16. Sinto que falta um detalhe, mas não consigo identificar para conseguir escalar minhas vendas. Por favor, me dê uma luz.

    1. Oi, Ney.

      Essa chamada que você criou é muito boa “COMPRE SEU ÓCULOS SEM SAIR DE CASA!”
      O que eu acho que pode estar faltando é você criar a sua persona para segmentar melhor o seu público.
      Já que você é aluno do treinamento, revise e faça os exercícios do primeiro módulo. Vai ajudar muito!

      Espero ter ajudado você.

      #equipecamilaporto

  2. Camila, preciso da sua ajuda, tenho uma ótica que atende somente em domicílio(não temos loja física e nem virtual), como posso usar o Facebook para divulgar(VENDER) esse serviço”COMPRE SEU ÓCULOS SEM SAIR DE CASA!!!”? Já fiz o seu treinamento Facebook Essencial 4.0, ja investi em elaboração de conteúdo e impulsionamento, iniciei tudo em 06/16. Sinto que falta um detalhe, mas não consigo identificar para conseguir escalar minhas vendas. Por favor, me dê uma luz.

    1. Oi, Ney.

      Essa chamada que você criou é muito boa “COMPRE SEU ÓCULOS SEM SAIR DE CASA!”
      O que eu acho que pode estar faltando é você criar a sua persona para segmentar melhor o seu público.
      Já que você é aluno do treinamento, revise e faça os exercícios do primeiro módulo. Vai ajudar muito!

      Espero ter ajudado você.

      #equipecamilaporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.