WhatsApp Business: 12 táticas para aumentar suas vendas com o aplicativo

WhatsApp | 49 Comentários

Quer aumentar suas vendas e faturamento? Use o WhatsApp Business! É uma oportunidade incrível de gerar relacionamento com o cliente

Imagine se existisse uma ferramenta gratuita que pudesse te ajudar a aumentar suas vendas. Seria mágico, não acha? E se eu te falar que essa ferramenta já existe e provavelmente está no seu bolso? É o poder do WhatsApp Business para empresas.

É uma oportunidade de ouro para gerar mais vendas, aumentar o seu faturamento e ter um bom relacionamento com seu cliente.

O WhatsApp em si sempre foi uma ferramenta de comunicação poderosa. Porém, desde que foi lançada a versão para empresa, WhatsApp Business, ele se tornou ainda mais vantajoso para negócios.

O diferencial está nas funções exclusivas para negócios e também nas integrações com o Facebook e Instagram.

Para que você aproveite todo o potencial do WhatsApp Business na sua empresa, listamos 12 dicas que vão te ajudar a aumentar suas vendas por esse canal.

WhatsApp Business: táticas para aumentar suas vendas

Aqui estão algumas dicas práticas que você pode começar a aplicar hoje mesmo em sua empresa para usar o WhatsApp Business. 

Importante: sabemos que muita gente se pergunta se o WhatsApp Business é pago. Mas pode ficar tranquilo. A versão comercial do Whats é totalmente gratuita, assim como a pessoal.

1. Gere contatos para sua lista do WhatsApp

O primeiro passo é gerar contatos para sua lista. Sem isso, estratégia nenhuma vai funcionar! Por isso, é interessante que você crie cadastros de clientes, solicitando o número do celular dessas pessoas.

Use seu CRM para extrair esses dados, peça para seu cliente preencher um formulário ou até faça campanhas de leads.

O Facebook possui um modelo de anúncio chamado Facebook Lead Ads. Você pode fazer campanhas com ele e obter o número de telefone das pessoas interessadas em seu produto.

2. Peça autorização para falar com clientes

Atrelado ao item anterior vem o pedido de autorização para enviar mensagens. Pergunte com clareza se o seu cliente aceita que você envie conteúdos para ele via WhatsApp Business.

Adicionar uma pessoa em uma lista sem avisar e começar a enviar mensagens é invasivo.

Você pode perder o cliente fazendo isso, pois nem todas as pessoas se sentem à vontade recebendo uma mensagem que não autorizou, muito menos entrando em um Grupo no WhatsApp que elas não desejam.

3. Organize seus clientes por preferência

Essa organização é fundamental para que você use o WhatsApp para negócios com eficiência.

Quando você adicionar uma pessoa na sua agenda de contatos, coloque uma sigla ou uma tag para identificar o interesse do cliente. Isso pode ser no final do nome da pessoa, quando você for adicioná-la em sua lista.

Existe também a possibilidade de você usar os campos personalizados do WhatsApp para isso. Lá, você consegue colocar essas informações relevantes sobre seu cliente.

Exemplo

Você é dono de um salão de beleza e tem dois novos contatos para incluir em sua agenda:

  • Maria, cliente que vai ao seu salão uma vez por semana para fazer as unhas.
  • João, cliente que vai ao seu salão a cada dois meses para cortar o cabelo.

Na sua agenda, você pode diferenciar esses clientes da seguinte maneira:

  • Maria da Silva – unha semanal
  • João dos Santos – corte masculino

Fazendo isso já no momento do cadastro, você pode clicar na lupa do WhatsApp, digitar apenas “corte masculino”, e criar um lista somente com esse perfil de consumidor.

Essa lista de transmissão terá todos os seus clientes que fazem corte masculino, e você poderá alertá-los sobre alguma promoção em seu salão.

O WhatsApp Business permite também fazer essa separação por meio das etiquetas.

Ao todo, você pode criar até 20 etiquetas para adicionar aos seus contatos e, dessa forma, ter um maior controle no seu atendimento.

4. Lista de transmissão no WhatsApp Business

Até aqui, nós acabamos de falar sobre listas de transmissão no WhatsApp. Você sabe qual a diferença de uma lista para um Grupo?

Na lista de transmissão, cada pessoa vai receber essa mensagem de maneira privada. Você envia a mesma mensagem para todo mundo da lista de transmissão, mas a pessoa recebe de forma individual.

Essa é a diferença de um Grupo no WhatsApp para uma lista de transmissão: no Grupo, todo mundo envia mensagem para todo mundo e cria-se uma sala de bate-papo.

Na lista, você e seu cliente conversam de maneira individual, mas o envio da mensagem que você faz é para todos de uma só vez.

A versão Business permite que cada lista de transmissão suporte 256 contatos, ou seja: você pode criar quantas listas quiser, segmentadas de acordo com o perfil do seu cliente.

Você passa a ter um relacionamento com sua lista, pode enviar novidades, promoções, esclarecimentos, mensagens de bom dia e muito mais para atrair a atenção dos seus clientes.

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp Business

Para criar uma lista de transmissão no WhatsApp, você deve:

  1. O primeiro passo é gerar contatos e adicioná-los em sua agenda;
  2. Reforce com seu cliente que ele precisa adicionar o seu número na agenda dele também;
  3. Abra o WhatsApp;
  4. Abra o Menu do WhatsApp;
  5. Clique em Nova transmissão e escolha Nova Lista;
  6. Vai aparecer os contatos que você pode adicionar;
  7. Selecione os contatos e toque no ícone de criar;
  8. Feito isso, vai abrir a sua primeira lista.
  9. Altere o nome da lista.
  10. Você pode colocar ou remover pessoas de uma lista.

Pronto, sua lista está criada com sucesso.

IMPORTANTE: para que essa conversa com as listas de transmissões aconteça da melhor maneira possível, você precisa pedir para que seus clientes adicionem seu número de contato do WhatsApp Business na agenda deles, ok?

5. Número pessoal vs número profissional

Separe esses dois universos e não misture trabalho com vida pessoal. O ideal é que você tenha um chip somente para usar o WhatsApp Business.

Isso é primordial para evitar confusão, como mandar uma foto errada para seus clientes, por exemplo. Ter essa divisão é importante também para que mais de uma pessoa possa fazer o atendimento ao seu cliente.

Pense: se você tem um aparelho somente para o contato do WhatsApp para negócios, você consegue revezar com sua equipe para que, em um determinado período do dia, uma pessoa fique responsável pelo atendimento ao cliente.

Já em outro horário, uma segunda pessoa fique responsável pela tarefa.

Também é válido ressaltar que é possível usar o WhatsApp Business pelo telefone fixo. A única diferença é que, ao criar uma conta, você precisará pedir o código de verificação via ligação e precisará estar próximo ao telefone.

Além disso, saiba que é possível ter dois WhatsApp no mesmo aparelho celular. Basta que um seja pessoal e o outro comercial.

6. Não foque na venda

Em um primeiro momento, pense em ajudar as pessoas a resolver um problema ou gere conteúdos que atinjam uma dor, uma necessidade ou um desejo.

Você pode fazer uma consultoria com seus clientes via WhatsApp e aproveitar o gancho para falar da importância do seu produto, por exemplo.

Eduque seu cliente com conteúdos bons, com conteúdos que sejam relevantes para ele. Essa é a chance de criar relacionamento com o cliente para melhorar o seu negócio.

Não foque na venda, foque na resolução de problemas. Essa pode ser a chave do seu sucesso no WhatsApp Business. Atraia a atenção, engaje sua audiência e trabalhe na conversão.

7. Serviço de atendimento ao consumidor

O WhatsApp Business não precisa ser somente um espaço para geração de conteúdo. A rede social de bate-papo deve ser um canal de comunicação para atendimento ao consumidor também.

Use a ferramenta para oferecer mais informações sobre seus produtos ou serviços, para fazer orçamentos, para atendimentos de delivery, para receber críticas e sugestões, etc.

Todo o seu SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), por exemplo, pode ser feito no WhatsApp Business.

Pense na praticidade do cliente: é muito mais fácil ele se comunicar com você através de uma conta no WhatsApp em vez de enviar um email — ou até abrir um formulário de contato em seu site para fazer isso.

Saiba mais: WhatsApp Business: ganhe tempo usando mensagens automáticas

8. Use o WhatsApp Web

Qualquer pessoa pode usar o WhatsApp Business Web pela internet. Para acessar o WhatsApp pelo computador:

  1. Acesse o WhatsApp Web no endereço https://web.whatsapp.com/.
  2. Uma tela com um código QR será exibido;
  3. Abra o WhatsApp em seu celular;
  4. Toque em Ajustes/Configuração;
  5. Toque na opção WhatsApp Web/Desktop;
  6. Leia o código QR que está na tela do computador. É só apontar a câmera do seu celular para a tela do navegador;
  7. O escaneamento do celular será feito na tela do computador;
  8. A tela do WhatsApp vai carregar em seu computador.

Assim, fica muito mais fácil para você digitar, enviar imagens e se comunicar com seus clientes. Você não se cansa usando o celular, digitando em uma telinha pequena.

9. Aproveite o Status do WhatsApp Business

Aqui está uma estratégia bem bacana para usar o WhatsApp Business. O Status do WhatsApp é um recurso parecido com os Stories que você acessa na sua conta do Instagram.

É um sistema no qual você envia um conteúdo que fica disponível por apenas 24 horas. Depois desse tempo, o conteúdo desaparece. 

Os conteúdos para postar no status podem ser:

  • Promoções do dia, aquelas que acabam em 24 horas;
  • Alguma peça nova que chegou em sua loja de roupas;
  • Um produto novo que você recebeu em sua loja de alimentos;
  • Um antes e depois de uma tintura realizada em seu salão de beleza;
  • Um projeto de arquitetura que você finalizou e muito mais!

O céu é o limite para essa geração de conteúdo.

10. Divulgue seu link direto ou QR Code do WhatsApp Business

Existe uma maneira bem interessante de criar um link direto do seu número de contato do WhatsApp. Isso é bacana porque você pode colocar esse link em um anúncio no Facebook, por exemplo.

Um cliente ou um possível cliente clica na opção de Enviar Mensagem e, automaticamente, a tela do WhatsApp se abre, seja ela no celular ou no computador desse cliente. É um meio muito mais simples para que seu cliente adicione o seu número de contato.

Esse link também pode ser adicionado em seu perfil comercial do Instagram, em sua página no Facebook e no site oficial da sua empresa. Clique aqui e aprenda a criar um link direto do seu número do WhatsApp.

Além do link, uma opção é divulgar também o QR Code do seu WhatsApp. Trata-se de um código em imagem gerado especialmente para o seu perfil. Com ele, os clientes podem iniciar uma conversa com você sem precisar adicionar o seu número.

Já te ensinamos aqui no blog como usar esse recurso.

11. Use o catálogo do WhatsApp Business

O catálogo é um recurso exclusivo do WhatsApp Business e serve para você criar uma vitrine virtual para a sua loja dentro do aplicativo.

É uma opção interessante para divulgação de produtos e serviços, principalmente para quem ainda não tem site.

Você também encontra as informações sobre esse recurso aqui no blog. Já mostramos como essa ferramenta funciona e como você pode usá-la para vender mais.

12. Utilize respostas rápidas para ganhar tempo

Essa é outra dica que pode te ajudar muito. No WhatsApp Business você tem a opção de configurar respostas rápidas.

Com isso, você consegue deixar salvo uma resposta para cada uma das principais perguntas que recebe.

Por meio de atalhos, você acessa essas respostas e responde seus clientes de maneira muito mais rápida.


Essas são algumas dicas práticas e fáceis de serem aplicadas na sua conta comercial do mensageiro. Com elas, você já consegue dar um ponta pé inicial certeiro na utilização do WhatsApp Business na sua empresa.

Pronto para começar a tirar proveito do WhatsApp Business em seu negócio?

Conte aqui nos comentários quais dessas estratégias você já usa e quais você pode começar hoje mesmo a aplicar em sua empresa.

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

49 Comentários

  1. nao to conseguindo organizar meus contatos
    tipo tenho 1200 clientes
    e quero fazerr as listas
    porem fico sem saber como organizar p n adicionar o mesmo cliente em dua slistas de transmissao
    e tb como ter um controle para os novos clientes

    1. Oi, Helder
      Talvez dar a esses clientes um número, colocar numa planilha numerada. Ou, como você tem muitos clientes, contratar um serviço de automação.
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.